Skip to main content

Há algum tempo a área de Recursos Humanos vem deixando de ser aquela que apenas contrata, treina e demite colaboradores e, definitivamente, vem assumindo um papel extremamente estratégico nas organizações, sendo vista como um número gerenciável do ativo de maior valor nas corporações, as pessoas.

Atuar de forma eficiente quando falamos de Gestão de Pessoas demanda expertise, tempo e dinheiro, por isso, saber quais processos podem ser terceirizados é uma ótima alternativa para avançar na virada estratégica do seu RH e garantir efetividade nos objetivos corporativos.

A terceirização se tornou uma das melhores e mais vantajosas opções quando o assunto é gerir de forma otimizada e eficaz a área de Recursos Humanos, com serviços escaláveis e que agregam valor ao negócio, realizados por especialistas no assunto, garantindo o viés estratégico e a possibilidade de escalar o nível de maturidade da gestão de pessoas na organização.

Confira abaixo os processos de RH que podem ser terceirizados e como isso pode correr da melhor maneira.

Quais processos de RH permitem a terceirização?

1 – Folha de Pagamento

A folha de Pagamento faz parte dos processos desenvolvidos no Departamento Pessoal (DP), que é um subsistema importante do RH, responsável principalmente pelo cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária das empresas, independente do segmento ou porte. Este é um setor que pode ser facilmente terceirizado, melhorando a performance organizacional.

As principais atividades realizadas no processamento da Folha de Pagamento, são:

  • Admissão, demissão e alterações cadastrais;
  • Dependentes e pensões;
  • Salários e dissídio;
  • Férias;
  • Rescisões;
  • Folha de adiantamento e pagamento mensal do 13º salário;
  • Impostos (INSS, FGTS, IRRF, Provisões);
  • Contabilização e Integração financeira;
  • Rateio de Mão de Obra e Folha Gerencial;
  • Pagamento de terceiros;
  • Obrigações legais (MANAD, CAGED, Informes, DIRF, eSocial).

Vantagens da terceirização da administração da Folha de Pagamento

Equipe especializada e atualizada – Empresas terceirizadas buscam atualização periódica às leis vigentes e capacitação do seu pessoal para entregar o serviço da melhor forma possível;

Diminuição dos riscos – Ao contar com processos definidos e monitorados, ferramentas de ponta e profissionais especialistas no assunto, a empresa fica em total compliance com a legislação, evitando o risco de multas, passivos trabalhistas e o retrabalho de atividades;

Redução de custos – Com uma equipe que atua sem necessitar do espaço físico da empresa, não há custo com infraestrutura, nem equipamentos, software, materiais, energia elétrica, telefonia, e outros custos técnicos, como treinamento e certificações.

2 – Gestão de Benefícios

A gestão das informações de benefícios é outra atividade que pode ser terceirizada e com grande impacto financeiro para a empresa. Afinal, quando falamos sobre proporcionar qualidade de vida e o bem-estar aos funcionários, sabemos o grande custo envolvido nisso para o negócio.

Além de garantir aderência a compliance, acompanhar de forma adequada os benefícios, mantendo as informações atualizadas e integradas com a folha de pagamento garante a empresa a gestão eficiente de seus recursos e, ao colaborador, a tranquilidade de poder contar com os benefícios que lhes são assegurados pela empresa.

3 – Controle de Ponto

O controle de ponto promove uma experiência de alto nível aos operadores da gestão de frequência e descentraliza o processo de ponta a ponta. Além disso, ganha-se agilidade nos processos de apuração da jornada de trabalho.

Podemos citar os principais benefícios de terceirizar o controle de ponto:

  • Aumento da agilidade na gestão de ponto;
  • Redução de retrabalho com ajustes de ponto;
  • Flexibilização para automatizar as diferentes definições sindicais;
  • Diminuição significativa do risco de passivo trabalhista relacionados ao controle de jornada;
  • Redução de custos com assinatura digital;
  • Autonomia para o colaborador marcar o ponto de qualquer lugar, mesmo offline, utilizando solução mobile.

4 – Saúde e Segurança do Trabalho

A gestão das informações de Saúde e Segurança do Trabalhador ganhou destaque entre as pautas de RH em todos os portes de organizações, com a implementação e início da obrigatoriedade de transmissão destes dados para o eSocial.

Para garantir compliance com a Legislação Trabalhista e aderência com os envios dos dados ao eSocial, saiba quais os processos de SST podem ser terceirizados. São eles:

a) Medicina Ocupacional

1. Gestão do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional);

2. Gestão dos Exames Ocupacionais (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional).

b) Segurança do Trabalho

1. Gestão do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos);

2. Emissão do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário);

3. Gestão das Atividades do SESMT.

Você acha que sua empresa demanda algum dos processos citados? Chame no zap!

Além dos processos elencados acima, as atividades de Recrutamento e Seleção fazem parte do rol de tarefas com impacto estratégico para as empresas, já que influenciam diretamente no incremento do ativo de maior valor, como já falamos, e também na gestão de pessoas. Vamos lá?

5 – Recrutamento e Seleção

Talvez esta seja a área mais comumente terceirizada atualmente, afinal, entre as vantagens da delegação de serviços a uma prestadora especialista na área, estão a redução do custo e do tempo para a seleção dos candidatos e um maior foco na qualidade da contratação, uma vez que são maiores as chances de encontrar um profissional que preencha o perfil esperado.

Para aproveitar melhor o mercado de trabalho é essencial garantir que o processo de recrutamento e seleção seja assertivo. Ao terceirizar, o RH deve encontrar benefícios palpáveis, como:

  • Automatizar as etapas do processo de recrutamento;
  • Ter seu próprio banco de currículos;
  • Gestão visual do processo com Kanban;
  • Triagem com ranking e match por potencial e não apenas por currículo;
  • Prever performance e reduzir turnover;
  • Ganhar acuracidade e qualidade na contratação.

Quer conhecer nosso serviço de BPO? No webinar RH Estratégico para PMEs, falamos sobre como superar os desafios da Administração de Pessoal. Clique aqui e acesse o conteúdo completo e exclusivo.

____________

UNIONTEC oferece ao mercado nacional um portfólio de soluções corporativas em Software para Gestão Empresarial e Recursos Humanos e Serviços, como: Escritório de Projetos, Serviços de Suporte, BPO de Administração de Pessoal e BPO de LGPD.

Join the discussion 14 Comments

Deixe um comentário