Skip to main content

Contratar serviços terceirizados é uma boa alternativa para empresas que desejam reduzir custos, otimizar processos e se concentrar no core business. Quando o assunto é delegar atividades de RH às empresas de BPO, muitas dúvidas podem surgir sobre o assunto. Neste post, você vai identificar como aproveitar as vantagens dessa terceirização e como escolher um bom fornecedor de serviços.

Qual é o nível de maturidade do seu RH?

Antes de tudo é preciso avaliar qual papel o RH da sua empresa tem no seu negócio, identificando quais processos são realizados em sua operação, e quais são os seus impactos nos resultados organizacionais. A partir dessa leitura, é possível entender o que é necessário para escalar a maturidade da Gestão de Pessoas do seu negócio.

Caso ainda não tenha todas essas respostas, realizar um diagnóstico te ajudará a identificar em qual posição sua empresa está situada na escala de maturidade de RH, possibilitando que você tome a melhor decisão sobre qual o melhor parceiro terceirizado atenderá a sua realidade.

Como saber se uma empresa é boa prestadora de serviços terceirizados?

O que antes era tendência, agora já faz parte do cotidiano de muitas organizações, sejam elas pequenas, médias ou grandes empresas. O que muitos CEOs e diretores vem buscando atualmente é deixar o trabalho operacional por conta de uma equipe de especialistas e focar no desenvolvimento de estratégias que potencializem a performance do negócio.

Identificar os principais pontos que revelam se uma prestadora é boa ou não fica mais fácil quando sabemos o que considerar.

O conhecimento da área de atuação do seu negócio pela empresa de terceirização é um dos itens mais importantes a se avaliar. Outro ponto a se observar é a flexibilidade de personalização dos serviços, já que, além do ramo de atuação, a empresa poderá crescer ou expandir seus negócios para outros mercados.

Dessa forma, é importante que a terceirizada consiga acompanhá-la sem diminuir a qualidade das atividades prestadas – ou seja, precisa oferecer escalabilidade para atender bem a todo tipo de contratante.

Você quer conhecer nosso BPO de Administração de Pessoal? Chame no zap!

Veja os principais requisitos que devem ser avaliados:

1 – Mão de obra qualificada

Cuidar do RH da sua empresa é algo muito sério e, sem dúvida, você precisa escolher uma parceria que venha somar, resolver problemas e, é claro, possuir profissionais qualificados, certificados e especialistas em suas respectivas áreas de atuação, sem arcar com o alto custo de manter uma equipe de RH completa desse nível dentro de casa.

2 – Processos embarcados em tecnologia de ponta

Buscar opções que dispõem de processos automatizados com software totalmente em nuvem, dispensando a infraestrutura de TI e o custo envolvido com aquisição e manutenção de equipamentos e licenças de software, proporcionarão a rápida implantação de um ambiente acessível, seguro e extremamente escalável.

Não podemos deixar de lado os fluxos de trabalho documentados e automatizados com ferramentas de workflow, que permitem uma interação transparente entre as equipes, além do acompanhamento de indicadores de serviços, gestão dos SLA’s definidos para todas as atividades, garantindo assim monitoramento, identificação de gargalos e a melhoria contínua da execução de processos de RH.

Ter acesso a um painel de gestão, com informações integradas e personalizada para atender diferentes públicos – diretores, gestores, analistas e o próprio colaborador, aumenta a transparência da Gestão de Pessoas e eleva o nível de todas as entregas, e tudo isso utilizando o que há de mais moderno quando falamos em autoatendimento, usando inteligência artificial, via mobile ou mesmo o popular WhatsApp, com todos os protocolos de segurança exigidos pela Legislação.

3 – Compatibilidade

Para ter tranquilidade na contratação de um BPO de Administração de Pessoal você deve buscar empresas que se alinham à sua missão e valores e, mais importante, que tenham experiência e sejam especialistas no que você precisa, seja na atividade ou na forma de atuação.

4 – Confiabilidade

Buscar informações de quem são os seus clientes, qual é sua história, se possuem boa reputação no mercado, verificar se há reclamações publicadas na internet é uma forma fácil de você descobrir se pode ou não seguir adiante na contratação.

Outros pontos a avaliar na contratação do fornecedor para terceirizar seu RH

Alinhar muito bem as questões contratuais e tirar todas as dúvidas faz parte de uma parceria bem-sucedida, por isso, não tenha medo de fazer todos os esclarecimentos possíveis antes de tomar a sua decisão.

Definir uma matriz de responsabilidades é uma ótima alternativa de aumentar a segurança das entregas na terceirização.

Como aproveitar as vantagens da terceirização?

Sem dúvida, a sua empresa agora estará focada em seguir os objetivos principais do negócio, e vale lembrar que a terceirização do seu RH não deve ser vista apenas como uma forma de economizar recursos financeiros, mas também como uma oportunidade de atingir seus objetivos estratégicos de forma eficaz.

Quer conhecer nosso serviço de BPO? Falamos sobre RH estratégico para PMEs no nosso último webinar e você pode ter acesso ao conteúdo completo e exclusivo clicando aqui.

____________

UNIONTEC oferece ao mercado nacional um portfólio de soluções corporativas em Software para Gestão Empresarial e Recursos Humanos e Serviços, como: Escritório de Projetos, Serviços de Suporte, BPO de Administração de Pessoal e BPO de LGPD.

Join the discussion 2.594 Comments

Deixe um comentário